sempre a pensar em si

Prevenção Piolhos

Todas as Diapositivo1pessoas em contato com aqueles que estão infestados de piolhos, devem ser controlados, em caso de piolhos, utilizar rapidamente um tratamento. Use tratamentos eventualmente preventivos

– É altamente recomendado remover as lêndeas do cabelo molhado com um pente especial nos dias 1, 5, 9 e 13 (contados a partir do início do tratamento), não hesite em passar por um longo tempo (30 minutos por vez). [Fonte: recomendações do Instituto Robert-Koch, em Berlim, Alemanha].

– Todos os tecidos (como roupas, lençóis, toalhas,peluches,…) das crianças devem ser lavados a temperatura acima de 60°C. Se não conseguir lavar, coloque os tecidos em sacos plásticos e deixe por 10 dias para que os piolhos morram de fome. O método mais rápido é colocar o saco plástico no congelador durante 24 horas, os piolhos também morrerão.

Para saber se está com piolhos não molhe o cabelo e  cubra os ombros com um pano (toalha) limpo, aplique no cabelo 3 a 5 colheres de sopa de um creme amaciador (o objetivo é separar os piolhos do cabelo), não enxague. Em seguida, desembarace o cabelo com um pente normal, e passe o pente fino anti-piolho mecha a mecha da raiz à ponta do cabelo. Limpe o pente sobre o pano (toalha)  e verifique se há piolhos, e finalmente, lave o cabelo.[Fonte: Sanimedia.ch, o site oficial do Canton de Vaud, na Suíça].

Essas mesmas autoridades descobriram também que o cabelo molhado pode facilitar a transmissão de piolhos. É então aconselhado que não se lave o cabelo até que seja aplicado algum produto anti-piolhos.  

– Se seu filho tem piolhos não o mande para a escola, avise o professor e a escola para que eles possam tomar medidas preventivas adequadas.

– Mergulhe pentes e escovas em água quente com sabão durante 10 minutos.

– Evite o contato com copos, toalhas de banho e outros acessórios de uma criança com piolhos.

-Evite secar os cabelos com secador de cabelo.

– É aconselhável para as meninas, amarrar o cabelo devido ao comprimento do cabelo pois reduz o risco de contaminação.

– Um dos tratamentos mais eficazes, mas também o mais radical é raspar o cabelo, se possível esta é a melhor medida! Esta solução aplica-se provavelmente muito mais aos meninos do que as meninas.

– O tratamento de piolhos pode ser longo e complicado. Como as crianças costumam brincar juntas, os pais e o médico podem passar várias semanas até conseguir remover os piolhos, pois uma outra criança ou adulto pode estar com piolho e assim infectá-los novamente. Será, portanto, necessário identificar as possíveis fontes de contaminação. Trata-se sempre de uma contaminação por seres humanos, pois os animais (inclusive domésticos) não podem transmitir piolhos. Em suma, deve-se ser paciente e fazer uma investigação se o seu filho tem piolhos durante vários meses, mesmo quando realizado o tratamento adequado.

– Finalmente, lembre-se que após 10 dias de tratamento contra piolhos, deve ser repetido o controle completo sobre toda a cabeça para ver se não há de fato mais piolhos ou lêndeas.